quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

ÁRVORES: OS PULMÕES DO PLANETA



O ar que respiramos hoje é o mesmo que os nossos ancestrais respiravam, o mesmo que os grandes sábios do passado respiravam, e continuamos compartilhando-o com todos os seres vivos deste planeta.

Podemos tomar consciência da respiração, e a cada inspiração sentir a expansão e a energia, e a cada expiração sentir a contração e o relaxamento.

Podemos sentir a purificação dos pulmões e reconhecer a nossa semelhança com as árvores, chamadas de “pulmões do planeta”. Vemos que até a forma de uma árvore com raízes, galhos de diversos tamanhos, um sistema interconectado assim como a estrutura dos nossos pulmões.

Para garantirmos uma melhor qualidade de vida para a nossa geração e para as futuras, precisamos ter oxigênio e ar puro, e para isso a vegetação, florestas, árvores, plantas e flores, são fundamentais.

De acordo com pesquisas, se o desmatamento e a poluição continuar crescendo no ritmo atual, em alguns anos não teremos mais ar puro para respirar!!

Isso é preocupante não?! Então precisamos ampliar a consciência ambiental tendo um estilo de vida mais saudável e sustentável, e respirar de forma adequada.

Participe do RESPIRA BRASIL, com os programas de plantio de árvores, meditações, e workshops de respiração.


E continue respirando…

Renata Baldi
Rio de Janeiro, Brasil
Instrutora de Jovens e Adultos da Fundação Arte de Viver, praticante da técnica revolucionária de respiração ‘Sudarshan Kriya’ e designer especializada em sustentabilidade ambiental.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A melhor coisa que eu aprendi nos últimos tempos foi andar a pé. Engraçado como somos acostumados a nos locomover de forma errada desde criança. Para mim, era difícil pensar em andar alguns kilómetros por dia para fazer as tarefas cotidianas como ir ao trabalho, etc. Tudo uma questão de costume. Desde que eu passei a fazer essas coisas a pé, minha vida ficou muito mais agradável e saudável. Tenho muito mais energia para fazer tudo, me sinto menos stressado e estou colaborando para um ar mais puro na minha cidade. Fica aí a minha dica: respirem, meditem e andem muito a pé! É muito fácil!

    João França
    videomaker e andarilho

    ResponderExcluir